Dicas   Áreas de Atuação

Antes de colocar a roupa na máquina feche os botões de pressão e zípers, reforce os botões demasiadamente frouxos ou retire-os. Não se esqueça de costurar os rasgos, furos e desfiamentos de tecidos.

Antes de colocar a roupa na máquina remova ganchos de cortinas e objetos dos bolsos (pregos, alfinetes, clips, parafusos, moedas, etc..). Eles podem causar sérios danos à lavadora e às roupas.

Lave somente tecidos que permitam o uso em lavadoras seguindo as instruções indicadas nas etiquetas das roupas.

Selecione as peças de roupa de acordo com o tipo de tecido, cor e grau de sujeira.

Roupas brancas e coloridas devem ser lavadas separadamente para evitar transferência de corantes entre as peças, manchando-as.

Roupas de lã devem ser sempre lavadas separadamente e em água fria.

Roupas felpudas devem ser sempre lavadas separadamente. Cada tipo de tecido requer uma forma diferente de lavar, secar e passar.

Siga sempre as recomendações contidas nas etiquetas das roupas, especialmente a temperatura de lavagem da roupa indicada pelo fabricante.

Cuidado. Nunca utilize alvejante ou água sanitária em roupas com estampas ou totalmente coloridas, independente do tipo de tecido.

Cuidado. Roupas de lã, seda, couro, poliuretano ou lycra-elastano, nunca deverão ser lavadas com alvejante, mesmo as de cor branca.

Se você utilizar alvejante em alguma peça, ou lote de roupas brancas, sempre enxágüe muito bem o recipiente utilizado ou o tambor da máquina para evitar que as roupas coloridas da próxima lavagem sejam danificadas.

Não deixe que a roupa permaneça suja por muito tempo antes de lavar, sobretudo se estiver úmida. Roupas úmidas produzem mofo e mau cheiro. Manchas causadas por mofo são de difícil remoção.

Antes de colocar na lavadora roupas com manchas difíceis (ferrugem, alcatrão, pintura, tinta), aplique primeiro um tira-manchas adequado.

Não lave tecidos que estejam impregnados com produtos derivados de petróleo. Remova-os do tecido antes de colocar na lavadora.

Não sobrecarregue a lavadora com roupas em excesso. Siga as quantidades máximas de roupas recomendadas de acordo com o tipo de tecido.

Não use produtos químicos próprios para lavagem a seco. Use sabão em pó ou líquido de boa qualidade, na quantidade recomenda pelo fabricante e dissolva o sabão conforme a sua especificação.

Punhos e colarinhos de camisas que acumulam sujeira facilmente, devem ser pré-lavados à mão, antes de irem para a lavadora. Manchas de sangue: se os resíduos ainda estiverem frescos, eles devem ser tratados com água fria.

Em caso de resíduos já secos, deixe de molho a roupa por uma noite com um produto adequado e a seguir esfregue-a com água e sabão.

Para remover manchas de tinta a óleo, umedeça-a com um tira-resíduos à base de benzina, coloque a peça sobre um pano macio e esfregue os resíduos.

Repita a operação várias vezes. Para remover resíduos secos de gordura, umedeça a peça com terebintina, coloque-a sobre um pano macio e esfregue os resíduos com a ponta dos dedos e um pano de algodão.

Para remover manchas de ferrugem use sal oxálico dissolvido em água quente, ou um produto contra a ferrugem a frio. Preste atenção nos resíduos de ferrugem velhos, pois a estrutura do tecido já foi atacada e pode rasgar-se facilmente.

Para remover manchas de mofo em roupas brancas ou de cor resistente ao cloro, trate-as com alvejante diluído.

Para remover relva e grama de suas roupas brancas ou coloridas resistente ao cloro, ensaboe-as levemente com alvejante diluído.

Para remover manchas de tinta esferográfica e cola, umedeça a peça com acetona (exceto peças de seda artificial), coloque a roupa sobre um pano macio e esfregue. Para remover manchas de batom umedeça a peça com acetona (exceto peças de seda artificial), coloque a peça sobre um pano macio e esfregue.

A seguir trate os resíduos com álcool. Elimine os resíduos dos tecidos brancos com alvejante.

Para a remoção de tinta, umedeça o tecido primeiro com acetona (exceto peças de seda artificial), e a seguir com ácido acético. Trate eventuais resíduos nos tecidos brancos com alvejante e enxágüe bem.

Para remover resíduos de alcatrão trate primeiro com tira-manchas, álcool, e por fim esfregue com pasta detergente. Sempre que for iniciar uma lavagem na sua lavadora de roupas, atenção para a quantidade de sabão utilizado.

A quantidade inadequada de sabão poderá manchar as roupas.

Acumule o máximo de roupas, assim você economiza tempo e energia, mais sem exceder o limite máximo de carga do aparelho.
Não chame curioso! Ou você vai acabar assim.
  Zona Sul:
Glória, Catete, Flamengo, Urca, Botafogo, Leme, Copacabana, Laranjeiras, Lagoa, Jardim Botânico, Gávea, Ipanema, Leblon, São Conrado.

Zona Norte:
Tijuca, Área da Leopodina e toda zona norte.

Ilha do Governador
:
Todos os bairros.

Zona Oeste
:
Barra da Tijuca, Recreio, Jacarepaguá.

     
Ir para o topo